quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Uma introdução a economia - Política econômica, breves comentários


      A economia está presente no cotidiano de todas as pessoas, seja velho, rico, pobre, medíocre ou por cima de cocada... ela nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas. Entretanto, torna-se viável estabelecermos uma elo com sua complexidade, conceitos fundamentais para poder  refletir
sobre seus efeitos em nossa sociedade.

       A política econômica exerce suas atividades através de uma série de medidas conhecidas como políticas econômicas, objetivando promover o desenvolvimento econômico, buscar pleno emprego e sua estabilidade, equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior, a estabilidade de preços e o controle da inflação e promover a distribuição das riquezas e das rendas.
  Dependendo dos seus objetivos, a política econômica pode ser chamada de: 
  • Estrutural: quando visa modificar a estrutura econômica do país, chegando a regular o funcionamento dos mercados, extinguir ou criar empresas públicas e alterar a distribuição da renda.
  • De estabilização conjuntural: quando objetiva administrar uma depressão econômica, combater a inflação e a escassez de produtos. 
  • De expansão: quando visa à manutenção ou à aceleração do desenvolvimento econômico.
 Para deixar de uma maneira mais didática, podemos dividir a economia em politicas, ou seja, diretrizes nas quais poderemos conhecer sua dimensão, mais facilmente. Contudo, para a economia temos:
  • Política monetária;
  • Política fiscal;
  • Política externa;
  • Politica de rendas.
De fato, iremos abordar apenas parte do assunto, para futuramente podemos explorar-lo mais detalhadamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...