Platão (427-347 a.c) tinha vinte e nove anos quando Sócrates teve de beber o cálice de cicuta. Por muito tempo ele havia sido discípulo de Sócrates e acompanhou de perto o processo movido contra seu mestre. O fato de Atenas ter condenado à morte seu filho mais nobre não só lhe deixou marcas para toda a vida como também determinou a direção de toda a sua atividade filosófica.
Para Platão, a morte de Sócrates deixou bem clara a contradição que pode existir entre as efetivas relações dentro de uma sociedade e a verdade e o ideal.
A primeira ação de Platão como filósofo foi a publicação do discurso de defesa de Sócrates. Nele Platão torna público o que Sócrates havia dito ao grande júri.
Levando em conta, que o próprio Sócrates não deixou ou escreveu uma linha sequer. Muitos dos filósofos pré-socráticos escreveram suas idéias, mas grande parte deste material escrito não foi conservada para a posteridade. Quando a Platão, temos razões para crer que todas as suas obras mais importantes foram preservadas. Além do discurso de defesa de Sócrates, Platão também escreveu uma coletânea de cartas e mais de trinta diálogos filosóficos.
O número de diálogos atribuídos a Platão ainda é discutido pelos historiadores. E o motivo de seus escritos terem sido conservados para a posterioridade pode ser atribuído também ao fato de Platão ter fundado sua própria escola de filosofia nos arredores de Atenas, num bosque que levava o nome do legendário herói grego Academos. Desde então, centenas de milhares de academias foram fundadas no mundo inteiro. Até hoje empregamos as expressões “acadêmicos” e “disciplinas acadêmicas”.
Na academia de Platão ensinavam-se filosofia, matemática e ginástica, por tal motivo, seguido dos ensinamentos de Sócrates. Segundo o dialogo de Sócrates retirado do livro A República:
É preciso que os meninos e os jovens se apliquem à cultura e ao estudo da filosofia de acordo com sua idade. Na adolescência, é preciso praticar a educação física porque nessa idade crescem e se tornam homens e uma boa educação física colabora de modo válido com a filosofia. Mais tarde, quando o espírito começa a diminuir, tendo de se afastar da política e da guerra, então é preciso procurar pastagens em liberdade, como animais sagrados, sem qualquer outra ocupação obrigatória, para viver uma vida feliz e, depois da morte, coroar a vida aqui vivida com um destino adequando no além-túmulo.
Sendo que embora “ensinar” talvez não seja a melhor expressão neste contexto. Isto porque também na academia de Platão o diálogo vivo era o que mais importava. Assim, não é por acaso que o diálogo foi à forma escolhida por Platão para registrar por escrito sua filosofia.
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